Prof.Marcelo Castro

Minha foto
De uma forma geral, buscando a compreensão do todo, valorizando as partes e defendendo os menos favorecidos.

VISUALIZAÇÕES

27 de out. de 2021

Principais Métodos e Sistemas de Irrigação

 Principais Métodos e Sistemas de Irrigação Método de irrigação:

É a forma pela qual a água pode ser aplicada às culturas. Basicamente, são quatro os métodos de irrigação: superfície, aspersão, localizada e subirrigação. Para cada método, há dois ou mais sistemas de irrigação, que podem ser empregados. A razão pela qual há muitos tipos de sistemas de irrigação é a grande variação de solo, clima, culturas, disponibilidade de energia e condições socioeconômicas para as quais o sistema de irrigação deve ser adaptado. Uma abordagem detalhada dos métodos e sistemas de irrigação e suas adaptabilidades às mais diversas condições de clima, solo e culturas é feita no documento “Seleção do Sistema de Irrigação”. 


Aspectos Econômicos, Sociais e Ambientais 
Parece óbvio que a meta principal da implementação de qualquer atividade agrícola, envolvendo irrigação, seja a obtenção do máximo retorno econômico. Todavia, os impactos nos aspectos sociais e ambientais do projeto não podem ser ignorados. 
Cada sistema de irrigação potencial, adequado a uma certa situação, deve ser analisado em termos de eficiência econômica. Pode-se empregar a relação benefício-custo do projeto ou retorno-máximo para se determinar sua eficiência econômica. 
O projeto que apresentar melhor desempenho econômico deve, então, ser selecionado. A análise econômica de sistemas de irrigação é geralmente complexa, devido ao grande número de variáveis envolvidas. 
Deve-se empregar planilhas ou programas de computador para auxiliar nos cálculos. A descrição dessas ferramentas foge ao escopo deste trabalho. 
Como regra geral, sistemas de irrigação de custo inicial elevado, como os de irrigação localizada, são recomendados para cultivos de maior valor, como sementes e milho verde. Os custos operacionais, principalmente energia, são geralmente maiores nos sistemas de irrigação por aspersão, intermediários nos de irrigação localizada e menores nos sistemas superficiais. 
Os custos de manutenção são geralmente elevados nos sistemas de irrigação por superfície, o que pode levar à frustração de muitos irrigantes. 
Fatores como a geração de emprego, a produção local de alimentos e a utilização de equipamentos produzidos localmente devem também ser considerados na seleção dos métodos de irrigação. 
Se há incentivos governamentais para um ou mais desses fatores, devese levá-los em consideração na análise econômica. 
Finalmente, os impactos ambientais de cada método, como erosão, degradação da qualidade da água e destruição de habitats naturais, devem ser considerados. Tais efeitos podem ser considerados na análise econômica, na forma de multas ou incentivos

EXERCÍCIOS

1) - À medida que a população, o consumo, a produção industrial e as cidades crescem, aumenta-se também a demanda pela água, que é necessária no uso doméstico, nas indústrias, na produção agropecuária etc. No que diz respeito ao consumo de recursos hídricos, assinale a alternativa que expõe onde a água é requerida em maior quantidade:

a) Na criação de animais, para o consumo e para a higienização dos criatórios.

b) Na agricultura, em especial para a irrigação de lavouras.

c) Nas residências, para higiene pessoal, limpeza doméstica e lazer.

d) Na atividade industrial, em especial para controlar temperatura de motores a combustão.

e) No setor de serviços, para irrigar campos de golfe, futebol e manter parques aquáticos.

 

2) - Umas das formas de reduzir o gasto de água na agricultura é a adoção de métodos de irrigação com foco na economia de recursos hídricos. Uma dessas técnicas é a irrigação por gotejamento. Sobre ela, estão corretas as afirmativas a seguir, exceto:

a) A irrigação por gotejamento tem por objetivo o atendimento das necessidades hídricas da plantação sem que haja desperdício ou excessos.

b) O impacto sobre os solos é mínimo, pois não há escoamento superficial da água nem impacto da queda no chão.

c) Com o uso do sistema de irrigação por gotejamento, a água corre por meio de tubos de polietileno sob pressão e, gota a gota, de maneira controlada, atinge a raiz da planta.

d) O nível de aproveitamento da água no sistema de gotejamento é quase total. A evaporação e o desperdício de água são mínimos.

e) Nesse tipo de método de irrigação, há comprometimento maior da fertilização do solo, uma vez que a água depositada na raiz carrega os nutrientes para camadas profundas do subsolo.

 

3) - A irrigação da agricultura é responsável pelo consumo de mais de 2/3 de toda a água retirada dos rios, lagos e lençóis freáticos do mundo. Mesmo no Brasil, onde achamos que temos muita água, os agricultores que tentam produzir alimentos também enfrentam secas periódicas e uma competição crescente por água.

MARAFON, G. J. et al. O desencanto da terra: produção de alimentos, ambiente e sociedade. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

No Brasil, as técnicas de irrigação utilizadas na agricultura produziram impactos socioambientais como:

a) redução do custo de produção.

b) agravamento da poluição hídrica.

c) compactação do material do solo.

d) aceleração da fertilização natural.

e) redirecionamento dos cursos fluviais

Nenhum comentário:

Postar um comentário