Prof.Marcelo Castro

Minha foto
De uma forma geral, buscando a compreensão do todo, valorizando as partes e defendendo os menos favorecidos.

VISUALIZAÇÕES

26 de ago. de 2021

AFEGANISTÃO

 Afeganistão

Área central da Ásia que foi conquistada por Alexandre da Macedônia (Alexandre III da Macedônia ou Macedónia, comumente conhecido como Alexandre, o Grande ou Alexandre Magno, foi rei do reino grego antigo da Macedônia e um membro da dinastia argéada. Nascido em Pela em 356 a.C). Com a queda do Império Bizantino o país viveu regimes monárquicos complexos e não longevos.

1979 - Durante a guerra fria a sociedade afegã entra numa guerra civil opondo dois grupos políticos muito Fortes, os ultradireitistas religiosos islâmicos do Taleban e da al Qaeda, que estavam no poder, e os marxistas, de forte maioria feminina e apoiados pela ex-União Soviética. Nesse conflito os marxistas saem vencedores e instalam uma “democracia socialista” com forte presença das mulheres no governo e levando ao enfraquecimento dos grupos extremistas religiosos que foram perseguidos e mortos, mas seus líderes conseguiram fugir ou se esconder. Foi o período de maior prosperidade econômica, social e dos direitos humanos no Afeganistão.

1992 - Após a queda da União Soviética em 1989, o governo afegão pró-soviético se vê enfraquecido e perde o controle do país trazendo de volta os grupos extremistas radicais islâmicos do Taliban e al Qaeda que passam a controlar o país com forte apoio dos Estados Unidos, que haviam financiado, treinado e militarizado estes grupos por anos, buscando um enfraquecimento da União Soviética. Ao assumirem o poder no Afeganistão, Taliban e Al Qaeda instalam a “sharia”, regime político religioso radical que passou a perseguir principalmente, mulheres e os grupos minoritários, que representavam forte oposição a eles.

2001 – Com o fim da “guerra fria”, o interesse dos Estados Unidos sobre o Afeganistão, praticamente desaparece, e o governo norte-americano, sob forte pressão popular, diminui o apoio financeiro e militar ao Taliban e al Qaeda no Afeganistão, levando esses grupos a declararem os Estados Unidos como inimigos, e passaram a praticar atos terroristas contra os interesses do governo norte-americano pelo mundo, até promoverem os atentados de 11 de setembro, quando conseguiram atingir o coração norte-americano. Os EUA, então declararam guerra ao Taliban e a al Qaeda, Dando início a invasão do Afeganistão e promovendo uma verdadeira caçada aos líderes do Taleban e da al Qaeda, conseguindo então, decapitar Osama Bin Laden e expulsar os líderes, que supostamente, estariam escondidos no Irã e na Rússia.

2021 - Após 20 anos de guerra contra o Taleban e a Al Qaeda, não tendo conseguido vencê-los, os EUA e seus aliados se retirada região e põe fim a guerra. Onde abriram espaço para a retomada do poder por parte dos grupos extremistas religiosos do Taleban e Al Qaeda, que dominaram o país e prometem novamente, governar através da “sharia”, impondo medo e desespero, principalmente às mulheres e aos grupos minoritários.

ATIVIDADE

1) As tropas soviéticas invadiram o Afeganistão apoiando os rebeldes marxistas, em 1979 com um duplo objetivo. Um desses objetivos era o de destituir Hafizullah Amin, então presidente do país. A ideia era colocar Babrak Karmal na presidência. O outro objetivo em perspectiva para os soviéticos era:

a) expulsar as tropas iranianas que haviam invadido o país em 1978.

b) garantir o controle dos poços de petróleo que estavam ao redor de Cabul.

c) impedir o avanço dos rebeldes conhecidos como mujahidin (que vieram a integrar o Taleban e a Al Qaeda).

d) reunificar o país que estava dividido em dois polos apoiados pelos EUA

e) expulsar todos os americanos do Afeganistão.

 

2) As forças rebeldes afegãs, conhecidas como Mujahidin, eram grupos fundamentalistas islâmicos que estavam insatisfeitos com as reformas promovidas pelos comunistas/marxistas no país. Os mujahidin tiveram amplo apoio dos EUA, que forneceu armas e treinamento militar aos rebeldes afegãos. Anos depois, esses fundamentalistas fundaram uma organização terrorista conhecida como:

a) Hezbollah

b) ETA

c) Al-Shabab

d) Boko Haram

e) Talebã

3) Durante a Guerra do Afeganistão (1979-1989), um grupo da CIA conhecido como bleeders ficou bastante conhecido por sua atuação. Qual era o objetivo desse grupo?

a) barrar as negociações de todas as formas possíveis com o objetivo de estender a guerra e assim o desgaste sobre a economia soviética.

b) conquistar o Afeganistão e transformá-lo em uma nação capitalista.

c) aliar-se aos soviéticos e combater os mujahidin, vistos como ameaça ao Ocidente.

d) organizar esforços para contribuir com as negociações de paz.

e) utilizar o Afeganistão como base para missões de espionagem no vizinho, Irã.


2 comentários: